sábado, 31 de maio de 2014

O amor de uma irmã

Essa é minha filha Nicole de 4 anos falando sobre ter uma irmã

Mensagem para os avós



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Gravidez para os pais

 Gravidez para os pais

A gravidez é uma parceria entre o casal. Para os papais, é o momento de apoiar a companheira emocionalmente, financeiramente e fisicamente.
Quando descobre que vai ser pai, a emoção vem com tudo,mas junto vem milhares de pensamentos como: Será que darei conta financeiramente?Serei bom pai? Oque faço primeiro?
Quando se tem uma família unida, está ao lado de sua companheira,fica mais fácil lidar com a situação, do que quando estão separados, dê um tempo,peça orientação a Deus e tente ter um relacionamento profundo com seu filho.
Se a gravidez não foi planejada, você deve estar desesperado,mas com calma e pensamentos em ordem,você conseguirá colocar tudo em ordem.
A gravidez pode ser complicada para o papai que tem que lidar com tantas mudanças antes mesmo do bebê nascer, mas se algo te incomoda,converse com sua companheira, se envolva mais na gravidez,curta cada momento:
  • Acompanhe-a sempre que puder nas consultas pré-natais.Você passará a conhecer melhor seu bebê.
  • Na ultra-sonografia você consegue ver melhor o desenvolvimento,é maravilhoso e emocionante.
  • A partir de 23 semanas de gestação o bebê está com a audição mais acurada, papai,converse com ele.Pesquisam revelam que que a voz masculina,mais grave,é ouvida com maior facilidade pelo bebê do que a voz feminina,,mais aguda. Além de você poder sentir chutes como resposta, também ajuda sua estimulação neurológica. 
  • Estimule o apoio da família. Estimule a aproximação da família,já que sua parceira vai precisar desse apoio.É normal os avós ficarem entusiasmados com a chegada do bebê,mas tente não ver isso como interferência, é importante seu filho ter os avós por perto.
  • Ajude sua companheira no dia a dia.
continua na próxima publicação

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Como amenizar o ciúme entre os irmãos?

 Como amenizar o ciúme entre irmãos?

Minha filha já pedia uma irmãzinha, pensei que por este motivo não teria problema com ciúmes dela em relação a irmã, mas houve.
Poucas semanas antes do neném nascer o comportamento dela mudou,tanto na escola, como em casa e com ou outros, ela regrediu, passou a agir novamente como bebê, queria chamar a atenção de qualquer forma e esse comportamento piorou com a chegada do neném.
Pensei que fosse por causa da idade,ela só tinha 3 anos,mas ao conversar com outras mães que tiveram o segundo filho,todas disseram que passaram por isso,as atitudes, as formas de demonstrar o ciúme muda conforme a idade,mas ainda assim acontece. Então como amenizar este ciúme?Como mostrar para nosso filho que ele continua sendo importante?
Eu e meu marido estamos nos adequando a situação, oramos e pedimos a Deus que nos oriente,nos dê estratégias. Vai aí uma dicas:
  • Quando o bebê nascer permita que o irmão (a) participe, seja novinho ou mais velho, trabalhem juntos, ele precisa se sentir útil. Eu peço a minha filha para pegar a fralda,arrumar o lençol no carrinho etc, ela fica toda boba.
  • Não mande seu filho (a) para casa de amigos ou parentes durante o resguardo (ele se sentirá rejeitado,isso já aconteceu em várias famílias).Sei que é complicado, nós mães, ficamos cansadas, precisamos de um descanso físico e mental, mas nosso filho precisa ainda mais de nós.
  • Vocês ficarão entusiasmados com o recém chegado na família,mas tenha cuidado, inclua sempre os dois filhos em tudo que fizer ou falar.
  • Separe um tempo só para vocês,dividam-se, em quanto o pai fica com um, a mãe fica com o outro (meu marido quando chega do serviço ele fala primeiro com nossa filha, depois com o bebê e aí vem falar comigo, mesmo chegando tarde,ele separa um tempo para brincar com a Nicole e ela o espera ansiosa por este momento).
  • Se um dos filhos é tímido,não deixe que ele passe despercebido.Ele precisa da mesma atenção.


Começamos a usar essas pequenas estratégias e nossa filha aos poucos está deixando de ter ciúmes e melhorando o comportamento.

Ter irmão é muito bom

 ter irmão é muito bom
Tenho dois irmãos, sempre nos demos bem, é claro brigamos, como toda criança ,corríamos pela casa, discutíamos por causa do controle remoto ou por não deixar o quarto arrumado,minha mãe ficava doidinha com a gente,mas se ela decidisse brigar com um dos três os outros dois defendia,éramos amigos,companheiros,cantávamos músicas temas de desenho,dávamos gargalhadas e tudo era muito divertido.
Ter irmão é um preparo pra vida, aprendi isso no dia a dia , você precisa aprender a dividir, a lidar com vários tipo de temperamento emocional, a ter paciência, a admirar e pensar três vezes antes de agir e se estressar.
Não tínhamos dinheiro,nossa família já passou muita dificuldade,moramos em casa,que na verdade eram barracos que em dias de chuva tínhamos que revesar para dormirmos ,pois não chovia só num canto pequeno da casa, mas passamos por essa e muitas outras situações,pois tínhamos um ao outro,minha mãe sempre nos ensinou a confiar em Deus e a nos apoiarmos como irmãos.
Numa pesquisa feita nos EUA numa Universidade de Illinois, mostrou que a influência do irmão é tão importante quanto a dos pais,cada uma em um aspecto diferente (Revista Crescer).
Não importa a diferença,ter irmão é uma benção. 

Ter ou não o Segundo Filho?


Essa é uma pergunta interessante.Eu e meu marido sempre quisemos ter dois filhos,nós dois temos irmãos,e é bom ter com quem conversar,compartilhar,um amigo e mais pra frente ter sobrinhos ,primos etc, mas a questão é: Quando?
Muitas questões temos que levar em conta,como: orçamento, disponibilidade de tempo, sua carreira, a idade do seu primeiro filho (conta muita ,pois ele terá que lidar com isso também) e se terá estrutura psicológica e física,pois agora serão dois.
Nosso segundo filho foi planejado e mesmo assim a vida nos pegou de surpresa em várias situações.É necessário estar preparados e certos do que a família quer.


terça-feira, 27 de maio de 2014

Save The Date - Chá de Bebê

  Você sabe o que "Save The Date"?
É um pré-convite (Foto ou vídeo) usado para lembrar os convidados de algum evento com bastante antecedência, é bastante usado em casamentos.
   Quando eu comecei a planejar meu chá de bebê, procurei um modelo de vídeo de Save The Date para me inspirar,não achei muitos,na verdade ,quase nenhum, então fiquei mais empolgada para fazer o meu.
   É uma ideia bem legal pra você fazer,usei o programa Movie Maker, que é bem fácil de baixar e de usar (http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker.htm). Espero que tenham gostado,faça já o seu.