sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Amamentação é coisa séria


Socorro! O que posso dar na primeira papinha do meu bebê?

guiadamsv.blogspot.com.br 

Como eu já disse em outras postagens,o ideal é dar o leite materno exclusivamente até os meses,conforme informa o Ministério da Saúde.
   Não se preocupe,nem se desespere,o pediatra vai fazer uma listinha do que dar pra seu bebê.
   No meu caso, o pediatra introduziu papinha de frutas (pequena porção de mamão,banana,pera e maçã amassadinha com 1 colher de geleia de mocotó,cada dia oferecer um tipo de fruta na parte da tarde) e 100 ml de suco de frutas (laranja lima (sem água e açúcar),maçã, pera,mamão  misturados com água e sem açúcar na parte da manhã).
Não se esqueçam ,nada disso pode substituir o leite materno, continue amamentando até os dois anos pelo menos.
Atenção, procure um pediatra pra acompanhar seu bebê.

Incentive a cumplicidade entre seus filhos



O pediatra introduziu a papinha na alimentação da minha filha e eu permitir que minha filha mais velha desse a primeira papinha,ela ficou muito feliz e se sentiu útil.É importante que haja cumplicidade entre os irmãos para amenizar o ciúme.Crie situações pra eles trabalharem juntos.

A importância da amamentação exclusica nos 6 primeiros meses e a Primeira Papinha



 A importância do leite materno nos 6 primeiros meses


Muitas pessoas questionaram o por quê eu levei a risca a amamentação exclusivo nos seis primeiros meses,primeiro, é importante e contém células que o protegem contra infecções e proteínas para o manter saudável, segundo, você não precisa se preocupar em fazer papinha, leitinho,se está quente ou frio demais,o leite materno vem perfeito.Sei que é difícil e pode ser cansativo,mas é benéfico.
Segundo o site da Pampers, durante o primeiro ou segundo dia, o bebê talvez queira mamar de hora em hora. Isso ajuda o organismo a criar um bom suplemento de leite, perfeitamente adequado às necessidades do bebê. De dois a quatro dias, o organismo se ajustará a essa "informação" e o bebê precisará mamar com menos freqüência: a cada duas ou três horas ou entre oito e doze vezes em um período de 24 horas.
Isso faz parte do processo normal de transição e não significa que ele esteja insatisfeito com você, com seu leite ou com seus cuidados. A agitação e o choro significam que ele sabe do que precisa e é assim que manifesta suas necessidades. Nessa idade, o bebê mama de dez a quinze minutos em cada seio.
 No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 40% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno.
O Leite Materno é um alimento ideal e seguro para recém-nascidos e lactentes, pois, oferece aos bebés os nutrientes de que precisam para um desenvolvimento saudável e contêm anticorpos que ajudam a proteger as crianças contra as doenças mais comuns da infância, sendo, por isso, recomendável que nos primeiros seis meses de vida, se dê, as crianças, apenas o leite materno.
O consumo de qualquer outro alimento ou líquido antes dos seis meses de vida aumenta as possibilidades das crianças contraírem alguma doença e de se tornarem desnutridas, o que, consequentemente, aumenta a probabilidade de perderem a vida ainda cedo
Muitas mulheres pensam ter o leite fraco, especialmente ao verificarem que nos primeiros dias após o parto sai de seu peito um líquido ralo e claro. Na verdade, este leite chama-se colostro e é importantíssimo para o bebê, pois nele existem inúmeros anticorpos que a mãe passa ao seu filho, protegendo-o contra diversas doenças.
Desde que o médico não contra-indique o aleitamento materno, toda mulher pode e deve amamentar o seu bebé, o qual precisa ingerir unicamente leite materno até o sexto mês de vida.
O apoio da família e a preparação do sistema de atenção à saúde também são formas de promover a amamentação para assegurar a saúde e a sobrevivência das crianças.
Agora fui ao pediatra e ele liberou a papinha de frutas e suco,é uma nova fase na vida da minha filha.

Fonte:sites : http://www.recac.org.mz
pampers.com.br