Minha filha já pedia uma irmãzinha, pensei que por este motivo não teria problema com ciúmes dela em relação a irmã, mas houve.
Poucas semanas antes do neném nascer o comportamento dela mudou,tanto na escola, como em casa e com ou outros, ela regrediu, passou a agir novamente como bebê, queria chamar a atenção de qualquer forma e esse comportamento piorou com a chegada do neném.
Pensei que fosse por causa da idade,ela só tinha 3 anos,mas ao conversar com outras mães que tiveram o segundo filho,todas disseram que passaram por isso,as atitudes, as formas de demonstrar o ciúme muda conforme a idade,mas ainda assim acontece. Então como amenizar este ciúme?Como mostrar para nosso filho que ele continua sendo importante?
Eu e meu marido estamos nos adequando a situação, oramos e pedimos a Deus que nos oriente,nos dê estratégias. Vai aí uma dicas:
- Quando o bebê nascer permita que o irmão (a) participe, seja novinho ou mais velho, trabalhem juntos, ele precisa se sentir útil. Eu peço a minha filha para pegar a fralda,arrumar o lençol no carrinho etc, ela fica toda boba.
- Não mande seu filho (a) para casa de amigos ou parentes durante o resguardo (ele se sentirá rejeitado,isso já aconteceu em várias famílias).Sei que é complicado, nós mães, ficamos cansadas, precisamos de um descanso físico e mental, mas nosso filho precisa ainda mais de nós.
- Vocês ficarão entusiasmados com o recém chegado na família,mas tenha cuidado, inclua sempre os dois filhos em tudo que fizer ou falar.
- Separe um tempo só para vocês,dividam-se, em quanto o pai fica com um, a mãe fica com o outro (meu marido quando chega do serviço ele fala primeiro com nossa filha, depois com o bebê e aí vem falar comigo, mesmo chegando tarde,ele separa um tempo para brincar com a Nicole e ela o espera ansiosa por este momento).
- Se um dos filhos é tímido,não deixe que ele passe despercebido.Ele precisa da mesma atenção.
Começamos a usar essas pequenas estratégias e nossa filha aos poucos está deixando de ter ciúmes e melhorando o comportamento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se tiver alguma pergunta,sugestão,histórias etc,mande para meu e-mail junto com sua foto (caso queira publicar) e eu estarei publicando para as outras mamães.
Beijos, Priscila França
e-mail:priscilasup@hotmail.com